A Cia.

A Cia. Carne de Língua, grupo da Cooperativa Paulista de Teatro, se propõe a fazer contações de histórias agregando elementos da linguagem teatral, com temáticas que toquem questões humanas de qualquer tempo, numa linguagem que alcance tanto a criança como o adulto e que também seja um estímulo à leitura. Desse modo, a investigação estética a partir da junção dessas linguagens é, no momento, o objetivo principal do grupo.


Histórico   
Foto: Elaine Valeria
                                           
Foto: Elaine Valeria
Era uma vez, duas atrizes/contadoras de histórias, Carla Passos e Daura Camargo, que, após quatro anos sem trabalharem juntas, se reencontraram, em março de 2010, ansiosas por iniciar um novo projeto: a criação de espetáculos de narração de histórias, nos quais estivessem inseridos elementos da linguagem teatral.
A partir de interesses que já existiam em cada uma das integrantes, concluiu-se que se queria um produto artístico que definisse uma estética em si, embora ainda não se soubesse exatamente qual seria essa estética.
Passaram, então, a ensaiar no Parque da Juventude, onde funcionou a antiga penitenciária do Carandiru. Sendo este um local público e de bastante movimentação de transeuntes, estudantes, crianças e funcionários do parque, os ensaios nunca tiveram um caráter reservado; sempre ocorreram de maneira aberta, suscetível à variações, tais como: ser assistido por quem passa no local, barulhos externos, mudanças climáticas, ter o local habitual de ensaio ocupado, dentre outros. Todas essas variáveis proporcionam um exercício de adaptação e concentração que favorecem o amadurecimento do grupo.
A escolha inicial foi pela montagem de um espetáculo infantil composto por duas histórias Carne de Língua, conto tradicional do Quênia, e O Conto de Fadas de alguém que partiu para aprender a cultivar os seus sonhos, escrito por Daura Camargo.
Um segundo projeto, voltado para o público adulto, envolve uma pesquisa sobre histórias de amor. O desenvolvimento deste trabalho teve início com Sequência. A história narrada pela Cia. é uma adaptação feita por Carla Passos do conto homônimo, de Guimarães Rosa, presente no livro Primeiras Estórias.
Agora, Carla Passos e Daura Camargo querem apresentar seus espetáculos em diversos eventos, e continuar sua pesquisa, montando novas contações.


Foto: Natália Vianna

Muitas 
     histórias
            estão
                 por 
                      vir....